quarta-feira, 1 de junho de 2016

RECOMENDO: Livro sobre a Imigração Japonesa no Maranhão

Pessoal, tudo bom?
Acabei de receber hoje uma mensagem de um colega, Siqueira Junior, que publicou um livro sobre a imigração japonesa e um artigo, frutos da pesquisa para a obtenção do título de Bacharel em Geografia (UFMA). Achei muito interessante e gostaria de compartilhar com todos vocês.


Abaixo reproduzo a mensagem (via e-mail) que recebi de Siqueira Junior. A postagem da mensagem, na íntegra, faço com a devida autorização de Siqueira Junior.

“Prezada profª. meª. Marley Francisca de Lima,

Meu nome é Etevaldo Alves de Siqueira Junior. No ano de 2014 defendi a minha monografia, intitulado O PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO: IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO. Que de certa forma é uma temática quase que inexplorável no estado no Maranhão, pois até o momento existem pouquíssimos trabalhos acadêmicos nessa temática. Muitos pesquisadores da área, Brasil afora, até desconheciam que o Maranhão teve uma Imigração Japonesa.

Pois bem, logo em seguida a minha defesa monográfica, comecei o projeto de um livro, que reuniria os principais resultados da minha monografia, mais um material inédito. Dando como exemplo um capítulo inteiro dedicado ao antiniponismo maranhense.

E o livro foi produzido, intitulado IMIGRAÇÃO JAPONESA NO MARANHÃO: UMA JORNADA DE 55 ANOS (ISBN 978-15-1190-957-0), que tem prefácio do Prof. Dr. Alfredo Kingo Oyama Homma (EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL).

Com certeza essa obra é uma boa contribuição para a área de estudos e pesquisas referente à Imigração Japonesa no Brasil e as suas vertentes. No dia 07 de outubro de 2015 fiz o lançamento do meu livro na 9° Feira do Livro (9° Felis) de São Luís. Foi até destaque no Twitter oficial da Prefeitura de São Luís.

https://twitter.com/PrefeituraSL/status/651857311456194560

O livro pode ser adquirido no link abaixo:

https://www.clubedeautores.com.br/book/187908--IMIGRACAO_JAPONESA_NO_MARANHAO

Também gostaria de salientar a informação de que a Revista Querubim (periódico/ISSN 1809-3264/Capes Qualis B3), vinculada a Universidade Federal Fluminense - UFF, aceitou para publicação o meu artigo intitulado MEMÓRIA, ESPAÇO E IDENTIDADE: A EXPERIÊNCIA DOS IMIGRANTES JAPONESES NO MARANHÃO.


O artigo se encontra no link abaixo:


Cordialmente,
Siqueira Junior - Graduado em Geografia Bacharelado (UFMA) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Edafologia e Pedologia - GEPEPE (UFMA)”




Recomendo este trabalho e aproveito para parabenizar Siqueira Junior, pois é um grande feito ter um trabalho de bacharelado publicado. Siqueira Junior san, OMEDETOO GOZAIMASU!!! シケイラ・ジュニオルさん、おめでとうございます!!!

Obs.: Se alguém se interessar em manter contato com Siqueira Junior, este é o e-mail dele (publico este endereço de e-mail, também com  devida autorização do autor):  siqueira.junior@live.com. 

marley de lima
リマ・マルレイ


Nenhum comentário:

Postar um comentário