Sejam Bem Vindos! よろしくお願いします!

Olá pessoal, sejam bem vindos à esta página. Criei este blog para poder compartilhar com vocês algumas informações sobre a língua japonesa, além das minhas impressões acerca desse idioma, suas particularidades, as dificuldades enfrentadas pelos falantes de português do Brasil ao estudar o idioma japonês, e claro, alguns pontos comparativos com o português que considero muito interesssantes.

Sejam Bem Vindos!     よろしくお願いします!       リマ・マレイ marley de lima

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PARTE XIII - CONTAGEM


Contagem
Para contar em língua japonesa é preciso saber a que grupo pertence o que se deseja contar, e assim acrescentar o sufixo de contagem aos números. Por exemplo, o sufixo para se contar pessoas é “nin”; para se contar eletrônicos e automóveis é “dai”; para coisas finas como camiseta, papel, CD e prato acrescenta-se “mai”. Portanto, 3 (três) [1] pessoas seria さんにん(san nin), 3 computadores さんだい(san dai) e 3 folhas de papelさんまい(san mai). Além destes, existem sufixos para se contar animal pequeno, animal grande, casa, coisas finas e alongadas como lápis e guarda-chuva, pares de sapatos, andar de um prédio, entre outros, cada um desses recebendo um sufixo específico para realizar a contagem.

Obs.: Este texto é parte integrante do artigo publicado no livro comemorativo dos 100 da Imigração Japonesa - ANBG.
 LIMA, Marley Francisca de . Watashi no me kara mita nihongo: algumas observações sobre a língua japonesa como LE. In: Associação Nipo Brasileira de Goiás; SAITO, Cecília Noriko Ito; MOTA, Fátima Alcídia Costa. (Org.).  地球を半回り・ゴイアスの日本人- Meia volta ao mundo: imigração japonesa em Goiás. 1 ed. Goiânia: Gráfica e Editora Bandeirante Ltda, 2008, v. , p. 215-225.




[1] Em língua japonesa o número três é “san”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário